ARTE E EDUCAÇÃO


Veja o quadro – Monalisa de Leonardo da Vince (1503) e a sua releitura por Fernando Botero (1998).

Mona Lisa – Leonardo da Vince (1503)


Mona Lisa – Leonardo da Vince (1503).


Mona Lisa –Fernando Botero (1998)

Mona Lisa –Fernando Botero (1998).


Sobre a releitura da Mona Lisa feita pelo artista Fernando Botero, é CORRETO afirmar que a obra deste autor:

I - É uma falta de respeito pelo autor da obra original.
II - Mostra que é possível criar um quadro totalmente diferente usando o mesmo tema, o que revela a criatividade do artista.
III - Mostra a originalidade do autor que faz a releitura, pois toma emprestado elementos de uma obra que todos conhecem e consegue refazê-la de outra maneira.
IV - Consiste apenas em uma “imitação”, pois repete passivamente um modelo.
V - Revela uma  interpretação diferente da obra colaborando para a construção de uma nova leitura da obra.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


III e IV apenas.


II, III e IV apenas.


II, III e V apenas.


III e V apenas.


II e V apenas.

Para o professor é importante reconhecer que por meio da História da Arte, enquanto área de conhecimento, o aluno poderá desenvolver um vasto conhecimento de diferentes épocas, artistas e suas obras produzidas e os diferentes estilos que nelas estão representados. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir:

I- O professor precisa conhecer a história da arte para poder escolher o que ensinar, com o objetivo de que os alunos compreendam que os trabalhos de arte não existem isoladamente, mas relacionam-se com as ideias e tendências de uma determinada época e localidade (BRASIL, 1997, p.98).

II- Artes é uma das áreas de conhecimento também na Educação Infantil, conforme o RCNEI- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Referencial que traz todos os pressupostos metodológicos norteadores para o ensino na Educação Infantil).

III- A apreensão da arte se dá como fenômeno imerso na cultura e que se desvela nas conexões e interações existentes entre o local, o nacional e o internacional (BRASIL, 1997, p.98).

IV- O professor precisa ter um conhecimento amplo sobre artes, ser um orientador, aguçando a sensibilidade dos alunos com atividades em que possam perceber as diferentes e importantes formas artísticas, levantando perguntas e questionamentos.

 

Agora, assinale a alternativa correta: 


Apenas II e III estão corretas.


Apenas I e IV estão corretas.


Apenas I, II e III estão corretas.


Apenas III e IV estão corretas.


I, II, III e IV estão corretas.

No período de 87/93, foi criada a Proposta Triangular: como fazer arte (ou produção), leitura de obra de arte e contextualização sistematizada no Museu de Artes Contemporânea de São Paulo, tendo a sua frente Ana Mae Barbosa. Tal proposta foi segmento do “disciplined-based-art-education” (DBAE), uma proposta inglesa e norte-americana concebida na década de 60 que reuniu como componentes do ensino da Arte: a produção, a crítica de artes, a estética e a história da Arte. Conforme a autora, essa proposta surge da insatisfação de perceber que, apesar do indivíduo ter estudado artes no primário e secundário, possui uma grande dificuldade de entender, de usufruir do fazer artístico, não visitando um museu por não entender uma obra de arte.

Portanto, a abordagem triangular é:


"apreciar arte para visitar um museu".


"o fazer, ver e contextualizar o que vê e faz".


"fazer arte para entender a arte".


"saber realizar leitura de obra de arte".


"produzir e entender a história da arte".

Em seu material de estudos sobre “O papel e o significado da arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, a autora apresenta que para compreender a importância e o significado do trabalho com artes na escola precisamos chamar a atenção para a reeducação do nosso olhar. Nesta perspectiva, responda para que essa reeducação do olhar é importante.


Para enxergar o avesso das coisas, o inverso do que é determinado.


Para fazer um plano de aula coerente com os programas televisivos. 


Para conquistar seus alunos trazendo-os para o seu lado.


Para avaliar os alunos com mais profissionalismo e competência. 


Para possibilitar que o aluno reproduza o que lhe for solicitado. 

Ana Mae Barbosa foi a primeira doutora brasileira em arte-educação. É um dos nomes mais respeitados em arte-educação. Ana Mae implementou o ensino da arte utilizando uma abordagem com tríplice ação: o ‘fazer artístico; o ‘ver’, com a leitura da obra de arte; e o ‘contextualizar’, com o estudo da informação histórica. Arte para ela é cognição para a qual colaboram os afetos e os sentimentos. Em entrevista à Revista Presença Pedagógica (março/abril; 2008, p.5-10) ela afirma:

Aqueles que defendem a arte na escola meramente para liberar a emoção devem lembrar que pouco podemos aprender sobre nossas emoções se não formos capazes de refletir sobre elas. Na educação, o subjetivo, a vida interior e a vida emocional devem progredir, mas não ao acaso. Se a arte não é tratada como um conhecimento, mas apenas como “um grito da alma”, não estamos oferecendo uma educação nem no sentido cognitivo, nem no sentido emocional.

 

Considerando o que Ana Mae Barbosa diz, analise as afirmativas abaixo e coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(   ) O ensino da arte na escola precisa ter compromisso com a cultura e com a história.

(   ) O desenvolvimento da sensibilidade dos seus alunos deve ser a maior preocupação do professor de arte na escola.

(   ) Ao ensinar arte, o professor deve se preocupar com o desenvolvimento do aluno no sentido de aprender a “ver”, “contextualizar” e “fazer”.

(   ) A arte precisa ser tratada na escola tanto nos seus aspectos cognitivos como afetivos.

(   ) O professor de arte precisa, sobretudo, se preocupar com a expressão criadora que é emocional e não mental.

 

A alternativa CORRETA está contida em:


V – V – F – V – V.


V – V – F – V – F.


F – F – V – V – F.


V – F – V – V – F.


V – F – V – F – F.

Considerando os estudos realizados sobre a expressão musical, analise as afirmações a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(     ) Para Dalcroze o método pedagógico ideal para iniciar o ensino da música é a rítmica porque é desta forma que a criança experimenta e entende o ritmo, o que é muito importante para o trabalho de musicalização.

(     ) Dalcroze considerava que toda pessoa pode aprender música, mesmo não sendo “talentosa”, mesmo sendo uma pessoa comum e, com essa preocupação, desenvolveu o seu método pedagógico.

(     ) Dalcroze afirma que a formação musical deve ser iniciada por meio das informações teóricas sobre como escrever a música na pauta e como ler uma partitura.

(    ) Dalcroze considera que antes da criança começar a aprender a tocar um instrumento ela deve aprender a escutar música e movimentar-se de acordo com o que escuta.

(    ) A formação do “homem musical”, para Dalcroze, começa com a observação das aptidões naturais da criança, tanto corporais como intelectuais para, assim, verificarmos se ela é ou não capaz de aprender música.

(    )  A atividade rítmica possibilita o desenvolvimento da capacidade de cantar com afinação e com emoção.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 


F - V - F - V - F - F


V - F - V - V - F - F


V - F - F - V - F - V


V - F - V - F - F - V


V - V - F - V - F - F

Música é arte e está ligada à emoção, ao prazer, aos sentimentos. Mas a música também gera conhecimentos. Quanto mais for ampliada a “paisagem sonora” que envolve a criança, mais conhecimentos sobre música e mais capacidade de escuta musical ela terá. Analise as afirmativas que defendem essa posição.

A - As propostas musicais na escola devem ter finalidades didáticas, como por exemplo: ensinar a criança a ser obediente, atenta aos comandos do professor, calada nas aulas para que seja capaz de prestar atenção ao que o professor está ensinando.

B - As propostas musicais da escola  devem colocar a criança em contato com a história dessa arte que o homem vem construindo através dos séculos, a partir do que ela já sabe sobre música, a partir das suas vivências.

C - Se a música está ligada à emoção, ao prazer, não é prioridade da educação escolar, pois a criança vai à escola para aprender os conteúdos como matemática, português, história, geografia, ciências.

D - É importante o trabalho com a música, na escola, para que a criança tenha a oportunidade de ampliar o seu gosto musical e a sua capacidade de apreciar música de diferentes tipos.

E - A música é um meio de comunicação e expressão que foi produzido e construído historicamente e faz parte da vida da criança desde o seu nascimento. Portanto, deve fazer parte das atividades da escola.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 



B – C – E


B - D – E


A – B - C


A – D - E


A – B – D

De acordo com os PCNs – Arte, o teatro na educação tem uma postura bem diferente do teatro em si: não visa produtos finais para serem apresentados a um público, mas que a criança desenvolva aspectos como: capacidade de observação, reflexão, ação, espontaneidade, criatividade e desinibição. Dramatizando e improvisando sobre o seu dia a dia, além de desenvolver esses aspectos já citados, a criança vai também, aos poucos, dominando alguns elementos técnicos das artes cênicas.

Considerando o que está apresentado no texto anterior, é CORRETO afirmar que:

I - O teatro na escola deve ser utilizado como forma de divulgação e promoção da escola nas festas que ocorrem em diversos momentos do calendário escolar.

II - O mais importante nas atividades de expressão cênica na escola é que as crianças podem se expressar livremente, com criatividade, por meio de improvisações.

III- O teatro na escola deve preparar a criança para se tornar um ator, se for essa a sua escolha.

IV- A expressão cênica na escola é mais um jogo, um brincar, sem as preocupações do teatro formal.

V- As atividades de expressão cênica na escola precisam ser muito bem ensaiadas, pois as crianças precisam ter disciplina para apresentar bem uma peça.


Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:



I, III e V apenas.


I, II e IV apenas.


II e IV apenas.


II, III e IV apenas.


I e IV apenas.

O ato de dramatizar tem como fundamento a própria vida, pois o homem sempre teve a necessidade de representar para expressar suas ideias, sentimentos e conhecimentos. Assim, a criança comunica a sua visão de mundo de forma criativa, expressa emoções, pontos de vista, sonhos, apura a sua sensibilidade e desenvolve a capacidade criadora. Essa forma de expressão está presente na vida da criança nas diferentes fases do seu desenvolvimento, auxiliando-a na organização de seu conhecimento e do mundo, possibilitando a interação entre ela e o ambiente em que vive.

A partir do texto acima, verifique as afirmativas que confirmam a necessidade da escola valorizar essa forma de expressão no cotidiano da sala de aula das crianças:

I. O jogo do �faz-de-conta� é importante na formação das crianças, pois é uma das formas que a criança utiliza para assimilar, tentar compreender e representar a realidade subordinando-a ao seu eu e, de forma saudável e compensar desejos e frustrações.
II. A escola pode possibilitar o desenvolvimento da linguagem dramática, mas com certo cuidado, pois o mais importante é que as crianças estudem e dominem os conteúdos sobretudo de Língua Portuguesa e Matemática em que eles demonstram mais dificuldade.
III. O jogo projetado serve para a escola ensinar, de forma lúdica, as regras que a escola precisa impor para o seu bom funcionamento e que precisam ser obedecidas por todos.
IV. As atividades de expressão cênica na escola têm uma proposta bem diferente do teatro em si: não visa produtos finais para serem apresentados a um público, mas sim que a criança desenvolva a capacidade de observação, reflexão, ação e espontaneidade.
V. Compreendendo os reais objetivos das propostas de expressão cênica na escola os professores poderão estabelecer uma relação produtiva entre a expressão cênica e os demais componentes curriculares na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


II, IV e V apenas.


III e IV apenas.


I, II e V apenas.


II, III e IV apenas.


I, IV e V apenas.

O desenho faz parte da história da humanidade. Desde o tempo das cavernas, os homens primitivos, com seus desenhos rupestres, buscavam revelar seus pensamentos, crenças, sentimentos e combates da época. E muitos desses registros são essenciais para compreendermos melhor sobre a história da humanidade a partir de seus objetos, seus desenhos, suas pinturas, suas marcas.

Considerando os estudos sobre o desenho como forma de expressão humana, analise o seguinte enunciado.

 

A atividade do desenho é o momento em que a criança é capaz de se expressar livremente, sem roteiros, sem preocupações com o certo e o errado.

DESSA FORMA

O professor precisa compreender que nenhuma criança é igual a outra, porém as etapas do desenvolvimento do grafismo infantil são definidas pela maneira bastante parecida delas desenharem.

 

 

Assinale a alternativa correta:


Tanto a primeira como a segunda são asserções falsas.


A primeira é uma asserção verdadeira e a segunda é falsa.


Tanto a primeira como a segunda são asserções verdadeiras.


A primeira é uma asserção falsa e a segunda é verdadeira.


A primeira é uma asserção falsa e a segunda não justifica a primeira.

Páginas: 12345678910
1112